Morar em um condomínio tem suas vantagens e a questão da segurança certamente é uma delas. No que tange à qualidade da água, sabemos que a água liberada pelo sistema municipal de abastecimento é considerada potável, pois passa por tratamento de acordo com as necessidades locais. No entanto, até chegar aos condomínios e residências, a água pode passar por tubulações inadequadas, com vazamentos, lodo, incrustações e outros problemas.
Se a água vem acompanhada de sedimentos, por exemplo, poderá provocar danos à tubulação e diminuir a vida útil de todos os equipamentos do condomínio e das residências. Acresça-se a isso a prejudicialidade à saúde dos moradores locais, que utilizarão água comprometida para diversão funções, como banho, limpeza, escovação de dentes, lavagem de louças e roupas, entre outras
As trocas e manutenções mais frequentes de equipamentos de uso comum também são fonte de custo para os condomínios e a utilização de galões de água mineral ou purificadores de pia não resolve o problema por completo.
Uma forma econômica e eficaz de aumentar a qualidade da água utilizada nos condomínios, proteger equipamentos e a saúde dos moradores é fazer uso de um filtro de água central. Esse equipamento, com custo ao alcance do mercado, mantém a qualidade da água e é indicado de acordo com a necessidade e vazão de cada condomínio.
O filtro de água central retém os resíduos, evitando as incrustações da rede hidráulica e aparelhos. No final, a economia é enorme. Veja outros benefícios diretos da utilização de um filtro de água central para a saúde e conforto dos moradores de condomínios:
- Retenção de partículas de barro, ferrugem, areia, limbo;
- Diminuição da frequência de limpeza da caixa d’água,
Distribuição de água limpa em todos os pontos de saída. Significa que todas as torneiras, chuveiros e até as saídas para máquinas de lavar roupas e louças receberão água limpa e tratada.
Já com relação à questão da economia em condomínios, algumas dicas são importantes.
Água e luz são apenas algumas das despesas normais de um condomínio e há maneiras de manter essas contas baixas.
Na maioria das vezes, os condomínios se concentram na conta de eletricidade, mas a economia de água também deve receber a mesma atenção. A individualização do hidrômetro se tornou uma obrigatoriedade para os novos condomínios (Lei Federal 13.312/16) e os moradores precisam dar maior atenção ao desperdício de água, já que são os maiores prejudicados.
O reaproveitamento da água, por exemplo, é apenas uma maneira eficaz de reduzir as contas mensais do condomínio e também de ajudar a preservar o meio ambiente e os recursos naturais.
Seguem algumas dicas de como economizar água em condomínios:
- Identificação e correção de possíveis vazamentos;
Verificação em cada unidade residencial e nas áreas comuns acerca da possibilidade de vazamentos por meio do exame de hidrômetros e torneiras;
- Instalação de vasos sanitários de baixo fluxo e torneiras com sensor de presença em áreas comuns. Apesar do custo de aquisição desses equipamentos, o investimento traz economia a longo prazo;Instalação de sistemas de tratamento e reuso da água;
Existem serviços de empresas especializadas para o reaproveitamento da água. Essas empresas podem agregar valor ao condomínio, trazendo conhecimento técnico necessário para a implantação de sistemas que contribuem para uma melhor qualidade da água com economia relevante para o condomínio de maneira geral.
- Conscientização sobre a importância de economizar água.
Placas educativas podem fornecer aos moradores dos condomínios dicas sobre a conservação da água. Boletins informativos e e-mails também podem exercer a mesma função ao incluir informações sobre como instalar recursos de economia de água nas residências.
Quanto mais informações aos moradores, mais eficazes serão os planos de economia de recursos do condomínio. No final, todos ganham com esse tipo de iniciativa.
Uma gestão de condomínio comprometida com a conservação e economia de água deve conscientizar seus moradores de que isso é uma prioridade. Não só para a economia em si, mas para a preservação da água visando as futuras gerações.
À direção do condomínio poderá trabalhar com empresas especializadas em tratamento de água e sugerir inovações e novas tecnologias para criar estratégias de economia de água.
O Grupo FUSATI oferece algumas soluções eficientes para esse fim, como sistema de reuso de água, reaproveitamento da água da chuva e também filtros de água centrais que preservam os equipamentos e trazem qualidade de vida.
Abaixo algumas informações acerca dessas soluções:
A reutilização de águas residuais pode ser considerada independente da seca sazonal e da variabilidade climática e é capaz de cobrir picos de demanda de água.
A água da chuva que flui pelo telhado ou é despejada pela máquina de lavar roupas passará por um sistema de reaproveitamento de água.
Após a filtragem, essa água de reuso poderá ser utilizada para lavagem de áreas comuns e irrigação de jardins.
As águas de chuva ao passar telhados e pisos podem carregar todo tipo de sujeira. E
já é sabido que após o início da chuva, as primeiras águas já carregam ácidos, microrganismos, e outros poluentes. O sistema de reuso e reaproveitamento de água é especialmente indicado para condomínios. Existem estações compactas que ocupam pouco espaço e podem ser aplicadas em volumes menores.
Algumas vantagens do sistema de reuso e reaproveitamento de água:
- Economia gerada na conta de água;
- Baixo investimento e rápido retorno;
- Facilidade na operação.
Fonte: https://www.fusati.com.br/dicas-de-economia-de-agua-em-predios-e-condominios/