A ameaça de racionamento de água tem aumentado significativamente a procura por imóveis sustentáveis em todo o país. A cada dia, os corretores são mais questionados se o prédio tem sistemas de reúso de água ou hidrômetro individual no apartamento.
Caso você esteja pensando em adequar seu empreendimento, conheça os três tipos de sistemas de reaproveitamento de água para uso predial existentes e veja qual opção é mais adequada para o seu projeto. Uma coisa é certa: o investimento vale cada gota.
Estação de Tratamento de Águas Cinzas (ETAC)
A ETAC de reúso predial é compacta e fácil de ser instalada. Economiza cerca de 30% de água potável nas edificações residenciais e reduz até 30% da produção de esgoto, diminuindo proporcionalmente a conta de água e de esgoto. Tem menor consumo de energia e pode ser instalada no subsolo ou na cobertura das edificações. É indicada para condomínios residenciais, edificações comerciais ou corporativas, hotéis, escolas, quartéis, canteiros de obra, shoppings, indústrias, residências ou condomínios residenciais.
Estação de Tratamento de Esgoto para Reúso (ETE)
A ETE para reúso é ideal para tratamento terciário, utiliza filtros de areia e carvão ativado. Indicada na reutilização do efluente para fins não-potáveis como irrigação de jardins, lavagem de piso, descarga sanitária e ar-condicionado. Utiliza processos biológicos e apresenta eficiência de 95% na eliminação de matéria orgânica.
Aproveitamento da Água de Chuva (AAC)
O sistema para Aproveitamento da água de Chuva tem baixo custo de implantação e operação. Diminui a demanda de água tratada e ajuda na prevenção de enchentes, por retardar o escoamento para a rede de drenagem. Tem baixo consumo de energia. É fácil de instalar e oferece simplicidade operacional. Diferente dos sistemas de reúso de água, essa opção tecnológica não reduz a produção de esgoto sanitário na edificação. Indicada para edifícios residenciais e comerciais, casas e empreendimentos sem acesso à rede de abastecimento e indústrias.
Fonte: AEC Web